img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

terça-feira, 9 de junho de 2015

NOITE NA TAVERNA (FINAL)



Enfim a última cena de Noite na Taverna. Evidentemente o livro que ilustrei tem mais desenhos, mas não costumo postá-los todos, afinal ainda não foi impresso. Bem, a maioria do que criei para esta editora ainda não passou pela gráfica. Tem a ver com o que é sugerido (ou solicitado, sei lá) no vestibular.

Bom, por motivos que nem me interessam mais saber, interromperam a coleção faltando, se não me engano, cinco títulos, dentre eles "O Cortiço" e "O Mulato", ambos do Aluísio Azevedo. O Mulato eu nunca li (tenho bastante curiosidade) mas o Cortiço eu já li algumas vezes ao longo da vida. Acho uma obra marcante. Algumas vidas são tão desgraçadas que a gente fica pensando que só uma mente muito imaginativa poderia conceber. Com o avanço da idade notamos que a realidade é bem pior na maioria dos casos. Teria sido um privilégio traduzir em traços cenas e personagens que ficaram impressos em minha mente, mas não foi possível.

Ilustrei 45 títulos, o que dá, no total, 720 desenhos, incluindo as capas.

Ainda tenho muitas artes de livros que não foram mostradas aqui, aos poucos vou sanando isso. Dá até pra escolher, tô pensando em postar o Memórias Póstumas De Brás Cubas ou Helena, próximamente. Vou decidir.

Após o Escrava Isaura a Editora Construir silenciou. Como tudo na vida o final sempre chega, as vezes de forma melancólica.

2 comentários:

  1. Hei, Schloesser! Que tal abrir votação na internet, pra saber quais ilustrações as pessoas querem ver primeiro? Eu votarias nas de Memórias Póstumas. :) Li Noite na Taverna por causa das ilustrações que vi aqui. Seria ótimo se as de Memórias Póstumas animassem as pessoas a ler o livro. Com o lançamento do novo Zé Gatão, muitos trabalhos devem aparecer pra você. Descanse enquanto pode. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Carla! Obrigado pelas palavras. Fico contentíssimo de saber que meus desenhos a estimularam a ler um livro. Sei que você é leitora contumaz. Este é o melhor elogio.
      Seria mesmo muito legal se outras pessoas fizessem o mesmo, mas noto com pesar que muita gente tem preguiça de ler. Evidentemente não é o caso dos seguidores deste blog, pois as vezes eu posto uns textos bem grandinhos.

      Nem preciso de votação na internet, Memórias Póstumas foi um dos melhores livros do Machadão que li. As próximas levas serão deste clássico, se Deus quiser. Aguarde.

      Seria mesmo muito bom se novos projetos viesse com o lançamento do novo Zé Gatão, mas não sei, sou sempre cético.
      Estou falando a respeito de MEMENTO MORI e DAQUI PARA ETERNIDADE quase diariamente no Facebook afim de divulgar os livros. Recebo alguns comentários e curtidas (algo em torno de 50, por aí) e sempre das mesmas pessoas, pelo que pude perceber - e olha que eu tenho mais de 800 "amigos"! Entende onde quero chegar?

      Valeu pela força. Um grande abraço!

      Excluir

RESENHA DE ZÉ GATÃO - SIROCO POR CLAUDIO ELLOVITCH

 O cineasta Claudio Ellovitch, com quem tenho a honra de trabalhar atualmente (num projeto que, por culpa minha, está bastante atrasado) tem...